10 coisas que todo(a) Au Pair tem que ter!

Hallo,

Mitchell_Caroline4

Quer ser Au Pair, mas não tem certeza se é para você? Fizemos esse post resumindo 10 características que um(a) candidato(a) a Au Pair deve ter. Dá uma conferida nessa checklist importantíssima para um ano de sucesso!

Lá vai:

1. “A” de ATITUDE e não de ANSIEDADE!

Pois é, vejo muitos casos de candidatos(as) que se deixam levar pela ansiedade, não leem e nem selecionam as informações cuidadosamente, atropelam etapas e acabam fechando qualquer acordo.  O que me leva ao número dois…

2. Dear future Au Pairs: INFORMEM-SE! 

Sei que no começo tudo é bem confuso. Burocracias, requisitos, por onde começar, etc. Mas gente, leiam, pesquisem e não esperem as coisas “de mão beijada”. Vejo por aí nos grupos e já recebi contato de pessoas que claramente não leram nada a respeito do programa, não se deram ao trabalho de ler cuidadosamente informações disponíveis na internet (site da embaixada, blogs, etc). Aqui, do outro lado do oceano, quem não tá atento, perde tempo e oportunidade. E depois que você tá aqui, se você não for informada para defender seus interesses e direitos, vai se dar mal.

3. Critério na escolha da Família!

Não escolham qualquer família. Escolham a família certa pra você, não importa quantas respostas negativas ou quanto tempo demore, haverá “a” família para você. Se você quer mesmo fazer o programa, tem que ter paciência e selecionar o melhor pra você. Pensa que você vai ter que conviver um ano inteiro com eles, a maior parte do seu dia vai ser com eles e depois daquela folga e viagens maravilhosas pela Europa você volta é pra casa deles! E não existe um padrão de família ideal. Tem que ser ideal pra você! Portanto, não escolha de acordo com cidade ou quantidade de benefícios, mas pelo que vai encaixar com sua intenção e objetivo.

4. Seja/aprenda a ser Independente!

Fora do Brasil é “cada um no seu quadrado”. Ninguém vai pegar na sua mão, te dizer como fazer ou enxugar suas lágrimas se não der certo. É você por você e Deus por todos! Então suck it up e aprenda a ser independente. Lembra do tópico 2 e aplica as informações na sua vida sem medo. Aqui a gente é só mesmo.

5. Hardwork

Au Pair é trabalho e não férias. Cuidar de crianças, casa, se integrar e não é mole não! Tem que ter força de vontade e querer mesmo estar aqui. Se quer ser au pair pra curtir a boa vida européia, vai pro Brasil trabalhar e vem pra cá de férias. Se quer ser au pair pra paquerar e se apaixonar, vai catar gringo no Brasil mesmo ou vem pra cá de férias. Agora se você quer mergulhar na cultura, se integrar, aprender o idioma, viajar, se descobrir e se desafiar, pode vir. Mas venha sabendo o que realmente ser uma Au Pair quer dizer e não porque achou bonito, ou porque você “até que curte criança” e quer estar na Europa. O trabalho é mão na massa e 80% do seu tempo é trabalhando com a família. Sério, pesquisem. E se vocês se identificarem como eu me identifiquei, venham com tudo! 🙂

6. Flexibilidade

Sabe aquilo de “saio do Brasil, mas o Brasil não sai de mim”? É verdade! Mas novamente, suck it up and move on! Você tá na Alemanha, terá que aprender a viver como eles e a levar o modo de vida deles. Afinal, qual é o propósito de cruzar o oceano para levar uma vida Brasileira em outro país? Vai engolir sapo, vai ter raiva, vai ter choque cultural a qualquer hora, em qualquer lugar. Falando mais especificamente da família, tem que ser flexível e aberta a negociar, mudar planos, abrir mão. Você se adapta a eles e não eles a você.

7. Coragem

Tem que ter coragem para se defender, defender seus direitos, lidar com o dia dia, as mudanças emocionais “repentinas”, a montanha russa. Coragem para se sentir só e dona de si. Coragem para enfrentar os desafios (que não serão poucos) e lutar por si.

8. Maturidade

preciso detalhar?

9. Foco

nos seus objetivos, no que você veio fazer aqui. Foco e disciplina são o segredo do sucesso do seu intercâmbio.

10. Mente aberta

Mantenha sempre a mente aberta à mudanças, novidades e ao “estranho”. Esteja sempre aberta a aceitar e compreender essa nova cultura e estilo de vida. Sempre aberta e pronta para se adaptar a tudo, desde as comidas até a forma de lidar com pessoas. Absorva, sempre. O máximo que puder.

Bom intercambio!

 

Grüße,

Luzi

2 thoughts on “10 coisas que todo(a) Au Pair tem que ter!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s